Saúde

Informações Gerais:

Protocolo de Vacinação: O filhote deve receber no 1. (Primeiro) ano de idade, 04 (quatro),doses de vacinas V-8 ou V10 , a primeira dose entre 45 e 60 dias e as seguintes entre 21 a 30 dias após a anterior. A quarta dose da V8 ou V10, deve ser em conjunto com a vacina antirrábica. Protocolo realizado sempre por um médico veterinário.

Obs: Recomendamos vacinar os filhotes apenas com vacina linha ética, por médico veterinário pois o mesmo possui técnica e experiência para tal procedimento, sem contar que a vacina deve ser armazenada em local adequado com temperatura e refrigeração controlada.

Protocolo de Vermifugação: A pós o nascimento os filhotes com 15 a 20 dias recebem a 1. (primeira) dose de vermífugo, por 3 dias consecutivos, reforço com Interva-lo de 15 dias até 60 dias o filhote vai passar por diversas fases de vermifugação, para o seu melhor crescimento, todo protocolo realizado pelo criador, até a data de entrega do mesmo.

Após recebimento, o novo tutor, deverá seguir a risca todas as orientações passadas pelo criador, com prescrição pelo medico veterinário responsável pelo canil, dando seguimento no protocolo de vermífugo, a cada 2 meses, até completar 12 meses, dose 1 comprimido para cada 10kg, por 3 dias consecutivos, com segunda dose sempre 15 dias após a primeira, sempre por 3 dias consecutivos, exemplo de alguns vermifugos (ENDOGARD, CANEX PREMIUM, DONTRAL PLUS / PANACUR / DUPLANTEL PLUS), após 12 meses, vermifugar a cada 6 meses, as marcas de vermífugos acima são apenas uma referência, pode ser usado de outros laboratórios tem diversas no mercado, duvidas consulte o seu médico veterinário.

Impacto do exercício nas placas de crescimento de filhotes:


Quando se trata de filhotes, pode ser tentador de para drenar essa energia ilimitada de filhotes, mas é importante ter em conta o impacto que pode ter o exercício nas placas de crescimento de filhotes. Quando posso levar o meu filhote para correr comigo? Quando pode meu filhote começar a competir nas aulas de agility? Quando pode meu filhote me seguir de bicicleta? Todas estas são perguntas importantes que os donos de filhotes muitas vezes fazem. Se bem que não há dúvida sobre o fato de que os filhotes adoram fazer retoque e se movimentar, mesmo até o ponto de esgotamento, como com a maioria das coisas na vida, demais de algo bom pode ter um impacto, e neste Caso, o impacto pode ter efeitos deletérios do sistema esquelético em desenvolvimento do filhote.

O que são as placas de crescimento de filhotes?

Os ossos dos filhotes estão rodeados por camadas de tecido cartilaginoso suave em desenvolvimento que se encontra em direção ao fim da maioria dos ossos longos. Estas áreas de cartilagem mole são conhecidas como placas de crescimento ou, mais tecnicamente, placas epifisárias.

O Cirurgião Escocês John Hunter estudou as placas de crescimento com grande detalhe no final do século XVIII. Os seus estudos sobre galinhas em crescimento revelaram que os ossos não se desenvolvem desde o centro para o exterior, mas que os ossos crescem ao longo à medida que novos ossos são gerados no final dos ossos longos, onde se localizam as placas de crescimento. .

Os estudos de John Hunter deram-lhe o apelido de “Pai da placa de crescimento” e as suas contribuições certamente ajudaram tanto a humanos como a animais. Como você pode imaginar, uma vez que as placas de crescimento são feitas de cartilagem mole e em desenvolvimento, eles são vulneráveis e podem ser bastante propensas. Para a lesão.

Dano da placa de crescimento do filhote

Quando se trata do desenvolvimento esquelético dos filhotes, é importante que os ossos dos filhotes experimentem um crescimento uniforme, basicamente, um crescimento sincronizado que é produzido de forma uniforme e o mais perto possível da mesma velocidade.

Se ocorre uma lesão em uma placa de crescimento, o crescimento das células danificadas pode diminuir e parar, o que significa que não pode mais haver crescimento em um lado. Quando o crescimento do lado afetado se atrasa e para, o lado saudável e afetado pode continuar a crescer e esta irregularidade pode levar a uma deformidade potencial.

Mais comumente, a área do antebraço é a afetada. Quando a placa de crescimento lesionada da ulna para de crescer, o rádio do osso continuará crescendo potencialmente dirigindo a um osso que é um pouco mais longo do que o outro e causando pernas arqueadas, explica o veterinário dr. Gary.

Os filhotes são particularmente propensos a lesionar durante o exercício vigoroso porque carecem de coordenação e não têm muita força muscular. Para além do exercício excessivo e exaustivo, podem-se produzir lesões nas placas de crescimento de um filhote por causa de uma fratura, como pode acontecer a partir de uma queda ou ser atingido por um carro. Enquanto estas fraturas podem curar, o osso pode crescer de forma desigual, o que, como vimos, pode levar a uma deformidade do osso. Se, por isso, suspeita de uma lesão nas placas de crescimento do seu filhote ou se observar alguma anormalidade, consulte o seu veterinário imediatamente.

Prevenção de lesões na placa de crescimento do filhote

Os filhotes precisam de um exercício adequado à medida que eles crescem e se desenvolvem, mas a moderação é a chave. Por isso, é importante ter cuidado especialmente com atividades de alto impacto, como pular repetidamente, como apanhar um frisbee, driblar obstáculos ou correr, especialmente sobre superfícies duras como o asfalto ou o concreto. A grama oferece uma superfície mais tolerante e uma melhor tração em comparação com o cimento duro ou o asfalto. Deve-se evitar o exercício vigoroso sustentado, as atividades de torção da perna ou o jogo muito durão.

Quando pode meu filhote começar a competir em agilidade? Muitos donos de filhotes podem encontrar surpreendente quando os treinadores lhes dizem que os seus filhotes são pequenos demais para começar a competir em agilidade. No entanto, os donos de filhotes podem iniciar os seus filhotes com alguns conceitos básicos de pré-Agilidade, como familiarizar-se com os obstáculos de agilidade e outras habilidades / exercícios básicos que não são de alto impacto e, por isso, não exercerão pressão sobre Aquelas delicadas placas de crescimento. Consulte com o seu veterinário e treinador de agilidade para saber quando pode começar.

Quando é que as placas de crescimento de filhotes estão fechadas?

À medida que os filhotes se desenvolvem, as suas placas de crescimento fecham-se à medida que o cálcio e os minerais endurecem as áreas moles, mas exatamente quando se fecham estas placas de crescimento de filhotes? Uma vez que os cães se desenvolvem a diferentes ritmos de acordo com o tamanho e a raça, não há uma única regra que se ajuste a todos.

Por exemplo, as placas de crescimento em um chihuahua serão fechadas muito antes do que em raças maiores, como um grande dinamarquês. Em Geral, a maior parte do crescimento do esqueleto acontece quando os filhotes têm entre 3 e 6 meses de idade. Depois, o crescimento longitudinal diminui, e de 10 a 12 meses ou até 18 meses nas raças de cães grandes / gigantes, a maioria das placas de crescimento foram fusão e fechadas. No entanto, alguns sugerem que o processo pode durar até 20 meses.

Como é que o dono de um cão pode saber com segurança se as placas de crescimento de um cão foram encerradas ou não? A melhor opção é falar com o veterinário antes de começar com filhotes em qualquer regime de exercício ou treinamento esportivo rigoroso.

Para uma maior tranquilidade, considere que com um raio-X é possível ver se os ossos se fundiram ou não. Em um raio-X, o veterinário poderá determinar se a placa de crescimento se transformou em uma parte sólida e integral do osso, deixando o seu único traço de existência sob a forma de uma linha epifisária, como se vê na imagem da direita.

“a maioria dos veterinários de medicina esportiva recomendam não começar a treinar até o encerramento da placa de crescimento, que depende do tamanho da raça e pode ter entre 10 meses e 18 meses de idade”. ~ Dr . Wendy Baltzer

Efeitos dos hormônios.

Os hormônios são conhecidos por desempenhar um papel nas placas de crescimento de um filhote e no desenvolvimento do esqueleto. Como vimos, as placas de crescimento geralmente se fecham quando um cão tem entre 12 e 20 meses de idade, de acordo com a raça e o tamanho. Isso combina com o final da puberdade, por isso, as placas de crescimento de cães intactas fecham-se após a exposição aos hormônios.

Sabe-se que as hormonas sexuais masculinas e femininas jogam um papel-chave no encerramento das placas de crescimento ósseo. Portanto, se um cão é alterado (esterilizado ou castrado) antes da puberdade, há um atraso no processo de encerramento, o que faz com que os cães afetados desenvolvam uma aparência mais bem longa que os torna mais propensos a sofrer problemas ortopédicos. , como displasia da anca. LESÃO CCL e possivelmente câncer de osso.

Atrasar a castração em raças de cães maiores pode ajudar a reduzir a incidência dessas doenças ortopédicas.

” os efeitos da castração durante o primeiro ano de vida de um cão, especialmente nas raças maiores, sem dúvida refletem a vulnerabilidade das suas articulações ao encerramento retardado das placas de crescimento de osso longo, quando a castração elimina os hormônios gônadas Ou Sexuais.” Benjamin Hart

Os comentários estão encerrados.